fbpx

Dante Negreiros Yoga

Saber a diferença entre dor e sofrimento ajuda na superação de dificuldades

A filosofia do Yoga nos mostra que o sofrimento é experiência que é comum a todos os seres humanos. Longe de ser uma visão pessimista de mundo, essa reflexão sobre o sofrimento tem o intuito de nos despertar para sua existência, fornecendo-nos ferramentas para compreendê-lo e uma via prática para superá-lo. 

Entender as fontes da dor é o primeiro passo para eliminar o sofrimento. 

Em sânscrito a palavra que usamos para nos referir à causa do sofrimento é “klesha”, que pode ser interpretada também como aflição ou obstáculo. Os kleshas são impedimentos dentro de nós mesmos. 

Os kleshas fazem da mente um campo minado para a frustração, o apego, a fantasia, o medo e o desapontamento. Observe, por exemplo, as suas reações diante de fatos como esses: 

Como você se sente quando algo que tinha planejado não saiu exatamente como gostaria? Por que você se sente triste se alguém fala algo ruim sobre você? Por que você fica tão frustrado quando perde algo que desejava muito?

A auto-observação e a reflexão sobre situações como essas, que acontecem em nossa vida diária, permitem que gradualmente nos tornemos mais conscientes dos kleshas e de como operam. Descobrir as raízes do sofrimento é o primeiro passo para nos libertar.